segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vamos tomar um 'tera'?

Atendendo a pedidos de um amigo sul-mato-grossense, seguem informações sobre o tereré!

O tereré (ou tererê), assim como o chimarrão, é uma bebida feita com a infusão da erva-mate (ilex paraguariensis). Contudo, a erva mate do chimarrão e do tereré diferem em sua produção, pois a utilizada no preparo do tereré fica em repouso por volta de oito meses em local seco, sendo depois triturada de forma grossa. Outra diferença é que o tereré é consumido com água bem gelada, a qual geralmente adicionam-se gotas de limão. É uma bebida agradável e refrescante, ótima para matar a sede!

É uma tradição paraguaia muito difundida nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul por terem sido povoados pelas tribos guaranis. Também é consumido no noroeste do Paraná, Rondônia, Acre, interior do estado de São Paulo, Goiás e Tocantins. No nordeste argentino (províncias de Formosa, Chaco, Corrientes e Misiones) é muito comum ver pessoas bebendo tereré.

O tereré tradicional é servido na guampa, fabricada com parte de um chifre de bovino, com uma das extremidades lacrada com madeira ou couro de boi, e o seu exterior revestido por verniz. Com o auxílio da bomba filtra-se a infusão do tereré, para que não se absorva o pó da erva triturada.

Ah... e o tereré também tem os seus 10 mandamentos:

1. Não cuspa o tereré.
2. Não mexas na bomba.
3. Nunca colocar açúcar na água.
4. Não digas que o tereré é anti-higiênico.
5. Não deixes um tereré pela metade.
6. Não te envergonhes do "ronco" no fim do tereré.
7. Jamais chamar uma guampa de cuia.
8. Não alteres a ordem em que o tereré é servido.
9. Não "durmas" (demore) com a guampa na mão.
10. Tomar tereré todos os dias.

Com informações da Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário