quinta-feira, 28 de maio de 2009

Orientações sobre o consumo de alimentos - parte 4

Orientação nº 8: Por que o sal deve ser iodado?

Todo o sal para consumo humano, comercializado no Brasil, deve ser iodado. O sal foi o alimento escolhido para fornecer iodo à população por ser um alimento consumido diariamente por todos.

O iodo é um nutriente essencial para o funcionamento do organismo. A deficiência de iodo na alimentação causa danos à saúde como retardamento mental em recém-nascidos, bócio (papo) e aborto, dentre outros.

Orientação nº 9: A importância das farinhas fortificadas

As farinhas de trigo e de milho devem ser enriquecidas com ferro e ácido fólico. Esta medida foi adotada com o objetivo de combater a deficiência desses nutrientes na alimentação da população brasileira.

O ferro é essencial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde. Sua carência provoca uma doença conhecida como anemia ferropriva.
O ácido fólico ou vitamina B9 é um nutriente essencial para a formação das células vermelhas do sangue e a sua falta pode causar anemia megaloblástica em gestantes. Também ajuda a diminuir o risco de nascimento de bebês com fenda palatina (lábio leporino), espinha bífida e anencefalia.

Fonte: Anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário