Mostrando postagens com marcador bolos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bolos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Rocambole de Chocolate

Ingredientes massa:
2 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de chá de cacau em pó (como usei chocolate em pó e não cacau, coloquei um pouco mais para ficar mais escuro)

Ingredientes recheio:
150 ml de nata para bater chantilly
2 e ½ colheres de sopa de açúcar
200g de framboesa (como não encontrei as frutinhas no dia, usei geleia de framboesa)
Cacau e açúcar para polvilhar

Modo de preparo:
Juntar os ovos e o açúcar em uma tigela grande. Encha uma panela com água até o meio e deixe ferver. Desligue o fogo e coloque a tigela por cima, sem que o fundo toque na água. Usando com batedeira, bata a mistura por cerca de cinco minutos ou até duplicar o volume e ficar bem cremoso. A mistura não deve ficar quente. Retire a tigela de cima da panela e continue a bater, até que o creme esteja frio.

Peneire a farinha e o cacau e misture ao creme com cuidado, sem bater. Coloque a massa em uma forma de 23 x 30 cm forrada com papel manteiga e asse por mais ou menos oito minutos ou até a massa ficar consistente em forno pré-aquecido a 200°C.

Desenforme a massa ainda quente, sem retirar o papel manteiga, e deixe esfriar. Quando esfriar, vire sobre outro papel ou um pano limpo e retire, então, o papel usado para assar.

Para preparar o recheio, bata a nata com açúcar até obter um creme espesso. Espalhe a nata sobre a massa e as framboesas*. Enrole com a ajuda do papel ou do pano. Leve à geladeira por 20 minutos. Polvilhe cacau e açúcar peneirados.

*Como fiz sem as frutas, coloquei primeiro a geleia e depois o chantilly, para poder espalhar melhor.

A foto deixou a desejar, mas garanto que as cobaias que experimentaram aprovaram!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Bolinhos de chuva assados


Ingredientes:
1/2 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
2 xícaras chá farinha de trigo
1 colher sopa de açúcar
1 colher sopa fermento em pó
1 ovo
1 colher de óleo para untar

Modo de preparo:Em uma tigela misture o ovo, o açúcar, o leite condensado e o creme de leite. Adicione a farinha de trigo e o fermento em pó. Misture bastante até que fique homogêneo. Unte uma forma com óleo e farinha de trigo. Coloque na forma os "montinhos" da massa, deixando um espaço entre os bolinhos. Leve ao forno médio por 30 minutos.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

BOLO DE CLARAS DA VÓ SELMA

Nossa, tô distante do nosso blog! Mas é que não tenho cozinhado muito... Então vou postar uma produção de algum tempo atrás que estava guardada para um momento como este!

Esse bolo é uma receita antiga que a minha avó-materna Selma fazia para nós quando crianças e que aproveita as claras que sobram quando usamos somente a gema do ovo numa comidinha.

Bolinho para o final de semana, acompanhado de uma xícara de chá!


Ingredientes:
1 xícara de margarina
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de maisena
1 xícara de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
6 claras (equivale a 2 xícaras de cafezinho)

Modo de Preparo:
Bater as claras em neve e reservar. Bater a margarina com o açúcar e depois acrescentar o leite. Misturar então com a farinha, o fermento e a maisena e depois as claras em neve.
Levar ao forno pré-aquecido em forma untada e enfarinhada por aproximadamente 30 minutos.

Sugestão: pode-se acrescentar 3 colheres de sopa de achocolatado em pó em parte da massa.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bolo fácil de maçã

Esta receita é para quem tem preguiça ou para quando chegar uma visita de surpresa. Basta misturar todos os ingredientes e assar. É super rápida de preparar.

Ingredientes:
2 maçãs
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de açúcar (pode usar açúcar mascavo que fica ainda melhor)
2 colheres de chá de canela em pó (se for usar o açúcar mascavo, diminua pela metade a quantidae de canela)
1 colher de chá de fermento em pó
1 ovo batido
2 colheres de sopa de manteiga derretida

Modo de preparo:
Descasque as maçãs e corte em tiras. Junte os outros ingredientes.
Unte uma forma pequena e coloque a massa. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 25 minutos. Espere esfriar para desenformar.



DICA: Pode ser servido com sorvete de creme.


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Stroecher

Receita da Bisa Ema.

Ingredientes:
2 ovos
180 gr margarina
2 xíc (chá) açúcar
4 xíc farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó (bem cheia)
bananas cortadas em rodelas (ou outra fruta que preferir)
açúcar
canela em pó

Modo de preparo:
Bater os ovos, a margarina e o açúcar até ficar uma mistura homogênea. Adicionar a farinha e continuar batendo. Por último misturar o fermento. Com o auxílio de uma espátula, colocar a massa em uma assadeira untada com margarina e farinha. Colocar por cima as bananas, depois açúcar e canela. Assar em forno preaquecido.

sábado, 27 de junho de 2009

Nega maluca

Ingredientes:
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de achocolatado
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água fervente
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de sopa de fermento

Modo de preparo:
No liquidificador, bata os ovos, açúcar, achocolatado, óleo e a água. Depois junte a farinha de trigo e o fermento. Unte uma forma e asse em forno preaquecido por 50 minutos.

Calda:
Leve ao fogo 3 colheres de leite, 1 xícara de açúcar, 1 colher de manteiga e 4 colheres de achocolatado. Mexa até engrossar. Depois cubra o bolo com a calda.

Receitas Juninas

Bolo de fubá
Ingredientes:
3 xícaras de fubá
2 ½ xícaras de açúcar
3 xícaras de leite
½ xícara de óleo
3 ovos
1 colher de sopa de fermento
1 pacote (100 gr) de coco ralado sem açúcar

Modo de preparo:
Leve ao fogo o leite, fubá, açúcar e óleo. Misture bem e mexa sem parar. Após ferver, desligue o fogo. Deixe amornar e depois acrescente o coco, ovos e fermento. Mexa. Unte uma forma e asse por uns 45 minutos, em temperatura média.


Bolo mármore
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
100 gr de margarina
3 ovos
2 colheres chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de achocolatado

Modo de preparo:
Na batedeira coloque o açúcar, margarina e acrescente ovos. Depois misture leite, fermento e farinha peneirada. Divida a massa em duas partes. Numa delas misture achocolatado. Unte uma forma e coloque a massa em camadas alternadas: claras e escuras. Leve ao forno médio preaquecido por 30 minutos. Desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro.

domingo, 17 de maio de 2009

Bolo para um chá da tarde

Esse bolo é ótimo e sempre foi feito pela vó Branca (para quem não conhece, avó do meu marido Léo).
A receita foi publicada no Jornal Zero Hora no início da década de 90 e hoje fui resgatá-la na gaveta cheia de "papéizinhos" dela.
Como estamos na época de bergamotas e laranjas e as "minhas" árvores estão repletas com as frutas da estação, resolvi aproveitar o domingo para fazer esse bolo.

Como dica, fica a opção de substituir o suco da bergamota por suco de laranja.
Aproveitem!!!

PÃO-DE-LÓ DE BERGAMOTA


Ingredientes da massa:
1 xícara de suco de bergamota
1 1/2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
casca ralada de bergamota

Ingredintes da calda:
1 xícara de suco de bergamota
1 xícara de açúcar

Modo de Preparo do Bolo:
Bater as claras em neve e reservar. Bater as gemas com o açúcar e depois misturar o suco e a casca ralada da bergamota. Juntar a farinha e o fermento à gemada e por último acrescentar as claras em neve. Levar ao forno médio em forma untada e enfarinhada por 20 minutos.

Modo de Preparo da Calda:
Levar ao fogo o suco de bergamota e o açúcar e deixar ferver até engrossar. Despejar por cima do bolo.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Bolo pudim (Edu Guedes)

Ingredientes do bolo:
3 ovos batidos
1 xícara chá açúcar
150 g manteiga sem sal
½ xícara chá leite
1 ½ xícara chá farinha de trigo
½ xícara chá chocolate em pó
1 colher sopa fermento em pó

Modo de preparo do bolo:
Bater os ovos, o açúcar e a manteiga até formar um creme claro.
Misturar ao creme a farinha, o leite, o chocolate em pó e o fermento.

Ingredientes do pudim:
3 xícaras chá leite
1 ½ xícara chá leite condensado
4 ovos inteiros

Modo de preparo do pudim:
Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Montagem:
Caramelizar a forma. Colocar a mistura do bolo e depois e em seguida a do pudim. Levar ao forno (200º) por 1 hora em banho-maria.