sábado, 27 de junho de 2009

Nega maluca

Ingredientes:
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de achocolatado
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de água fervente
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de sopa de fermento

Modo de preparo:
No liquidificador, bata os ovos, açúcar, achocolatado, óleo e a água. Depois junte a farinha de trigo e o fermento. Unte uma forma e asse em forno preaquecido por 50 minutos.

Calda:
Leve ao fogo 3 colheres de leite, 1 xícara de açúcar, 1 colher de manteiga e 4 colheres de achocolatado. Mexa até engrossar. Depois cubra o bolo com a calda.

Receitas Juninas

Bolo de fubá
Ingredientes:
3 xícaras de fubá
2 ½ xícaras de açúcar
3 xícaras de leite
½ xícara de óleo
3 ovos
1 colher de sopa de fermento
1 pacote (100 gr) de coco ralado sem açúcar

Modo de preparo:
Leve ao fogo o leite, fubá, açúcar e óleo. Misture bem e mexa sem parar. Após ferver, desligue o fogo. Deixe amornar e depois acrescente o coco, ovos e fermento. Mexa. Unte uma forma e asse por uns 45 minutos, em temperatura média.


Bolo mármore
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
100 gr de margarina
3 ovos
2 colheres chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de achocolatado

Modo de preparo:
Na batedeira coloque o açúcar, margarina e acrescente ovos. Depois misture leite, fermento e farinha peneirada. Divida a massa em duas partes. Numa delas misture achocolatado. Unte uma forma e coloque a massa em camadas alternadas: claras e escuras. Leve ao forno médio preaquecido por 30 minutos. Desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro.

domingo, 21 de junho de 2009

Almôndegas

Esta é uma receita originalmente de hambúrgueres mas na verdade podemos fazer de várias formas. Eu tinha uma receita de almôndegas mas achei essa bem mais saborosa.

Léo e eu compramos uma grande quantindade de carne moída dias atrás e empenhados, fizemos essa receita para o jantar mas também guardamos em saquinhos de congelar 3 porções de almôndegas.

Para acompanhar arroz, saladas ou uma massa com molho ao sugo!!!
Bom proveito!!!
Ingredientes:
600g de carne moída
1 cebola picada
1 ovo
1 colher de sopa de mostarda
1 punhado de queijo parmesão
120 g de farinha de pão
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Numa frigideira, frite a cebola até ela ficar macia. Junte a cebola à carne, tempere com sal e pimenta do reino. Adicione o parmesão, o ovo e aos poucos a farinha de pão. Não pode ficar muito grudento mas também nem muito seco. Modele conforme a vontade:

- Almôndegas (50 unidades pequenas) e hambúrgueres (20 unidades): leve a geladeira por 30 minutos. Fritar com pouco azeite;

- Bolo de Carne: numa assadeira ou refratário, modele como um bolo e se desejar, acrescente fatias de bacon ou tirinhas de pimentão para enfeitar. Leve ao forno por 30, 40 minutos.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Carreteiro tradicional

Este é o carreteiro tradicional, que fica ainda melhor quando preparado com as sobras da carne de churrasco. Para prepará-lo, basta seguir a receita que já postamos aqui do arroz carreteiro de coração de frango, substituindo-o pela carne. O prato da foto é obra do Leonel.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Outback

O Outback Steakhouse é um restaurante construído e decorado em estilo rústico, simulando uma casa interiorana da Austrália na década de 50. São mais de 800 restaurantes nos Estados Unidos, onde foi inaugurado em 1988, e cerca de 120 unidades em outros 22 países. O cardápio inclui porções generosas e variadas. Um dos sucessos da casa é a Blooming Onion, uma cebola gigante frita em formato de flor.

Em Curitiba, o restaurante, que ficará dentro do Shopping Curitiba, deve inaugurar no dia 30 de junho. As sugestões abaixo são da última viagem feita à Porto Alegre.


Chiken Fingers Jumbo: quatro pedaços de frango empanados servidos com Honey Mustard e acompanhado com fritas ou Golden Potatoes.

Outback Rack: costeleta de cordeiro, temperada com uma seleção de ervas finas, grelhada e servida com molho Cabernet.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Orientações sobre o consumo de alimentos - parte 5

Orientação nº 10: O que deve ser observado na escolha dos vegetais
Ao escolher os vegetais, observe: cor, aroma, grau de maturação (característico de cada espécie), frescor e integridade. Evite apalpar, apertar, quebrar talos, pois esta prática causa danos aos vegetais, facilitando o apodrecimento.

Orientação nº 11: Alimentos congelados e refrigerados
Estes alimentos devem estar armazenados na temperatura recomendada pelo fabricante. Para conferir a temperatura, os equipamentos de frio devem possuir termômetros em locais de fácil visualização.
Atenção! A temperatura do equipamento não deve estar acima daquela recomendada pelo fabricante do produto. Não devem ser mantidos à temperatura ambiente (fora da geladeira ou freezer), por tempo prolongado, pois sofrem alterações indesejáveis que muitas vezes não são perceptíveis, podendo causar mal à saúde. Os produtos congelados devem estar firmes e sem sinais de descongelamento.

Orientação nº 12: O que observar ao comprar peixe?
Os peixes devem possuir pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas. Os olhos devem ser brilhantes e salientes. As escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele. As brânquias (guelras) devem possuir cor rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade.
Atenção! A temperatura é um fator importante para manter a qualidade dos peixes, por isso, estes devem ser mantidos no gelo, refrigerado ou congelado.

Fonte: Anvisa

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pausa para um "Reclame"

Para quem ainda não conhece, esse site é bem bacana. Não tem nada a ver com comida, só se alguém estiver interessado em um móvel para cozinha. Quem curte móveis de madeira, vale a pena conhecer a loja virtual Meu Móvel de Madeira.


Acesse e boas compras:

terça-feira, 9 de junho de 2009

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Risoto de Domingo

Uma boa opção de acompanhamento para as carnes vermelhas ou brancas é um gostoso risoto, assim fugimos do tradicional arroz branco e incrementamos o cardápio.

Bom, tá certo! Eu sou muito suspeita ao dividir essa receita com vocês já que AMO comer e também preparar!!! Com a necessidade me obriguei e aprendi a fazer um bom risoto. É só seguir as etapas e ter um pouquinho de paciência que no final seremos recompensados...

Essa é a receita base do risoto e com o acréscimo de outros ingredientes você terá variações bem diferentes.

Ingredientes:
200g de arroz arbóreo (a minha medida são 2 conchinhas)
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1/2 litro de caldo de legumes
1 taça de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga
1 punhado de queijo parmesão ralado
sal e pimenta do reino a gosto
noz moscada
ervas finas

Modo de Preparo:
ETAPA 1 - Esquente o caldo. Numa outra panela aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, e quando estiverem tenros, acrescente o arroz.

ETAPA 2 - O arroz começará a fritar, portanto mexa lentamente até ele ficar translúcido. Adicione o vinho e continue mexendo até o álcool evaporar.

ETAPA 3 - Em seguida acrescente uma concha do caldo de legumes e tempere com uma pitada de sal, pimenta, noz moscada e ervas finas. Abaixe o fogo mas mantenha uma fervura leve e continue adicionando as conchas do caldo, misturando delicadamente ao arroz. Espere que o caldo seja bem absorvido antes de colocar a próxima concha. Experimente o arroz e verifique se ele está tenro mas com uma leve consistência. Esse é o ponto!

ETAPA 4 - Retire a panela do fogo e adicione os pedaços de manteiga e o parmesão. Misture delicadamente, tampe a panela e deixe descansar por uns 2 minutos.

Rendimento: 2 porções.

Dicas para incrementar:
* Cenoura, champignon, ervilha e abobrinha;
* Funghi;
* Camarão;
* Iscas de filé ou frango;
* Linguiça bem temperada.

Dicas:
* Na verdade use o vinho que estiver aberto na geladeira, branco, tinto ou até mesmo a espumanete que sobrou;
* Dê preferências às ervas frescas.

Fonte: Jamie Oliver, O Retorno do Chef sem Mistérios.

domingo, 7 de junho de 2009

Mousse de Chocolate



Ingredientes:
4 ovos
1 barra de chocolate meio amargo
7 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite

Modo de preparo:
Bater as claras em neve e acrescentar o açúcar. Reservar.
Derreter o chocolate no micro-ondas e acrescentar o creme de leite sem soro. Misturar esse creme às claras em neve e adicionar as gemas. Levar à geladeira.
Para decorar use raspas de chocolate.