quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Empanadas


Em recente viagem a Buenos Aires (Argentina), experimentei empanadas em diferentes restaurantes e cafés. A melhor, sem dúvida, é a de carne. Como não dava para trazer alguns exemplares dessa delícia, fui atrás de uma receita, que ainda será testada. Por enquanto, fiquem com algumas informações sobre o salgado e, claro, àgua na boca!

Empanada criolla

As empanadas são um prato tradicional da Argentina, do Chile e do Peru, mas é na Argentina, que a iguaria reina absoluta, podendo ser encontrada por todo o país e em muitas variações. Como entrada ou como uma opção de lanche rápido, podem ser encontrada por toda Buenos Aires. Dos bares mais simples aos restaurantes mais sofisticados de Puerto Madero e Recoleta.

O recheio tradicional é de carne bem temperada e picante, que deve ser cortada em pequenos cubos. O uso de carne moída é desaconselhado, porque seca rapidamente e requer mais gordura para o cozimento. Em geral, usa-se o contrafilé, embora possam usar outros cortes. A peça é cortada em bifes, a seguir em tiras finas e, depois, a carne é picada na ponta da faca. Os mais puristas não dispensam a grasa de pella (ou a gordura de porco), sem a qual, acreditam, é impossível fazer uma autêntica empanada argentina.

Recheio de carne

A massa, pincelada ou não com ovo, antes do ingresso no forno, pode ser mais grossa ou mais fina, mais firme ou mais macia, com menos ou mais gordura. As bordas (chamadas repulgues) podem ser torcidas para cima ou para baixo, para a direita ou esquerda ou, ainda, apenas apertadas com os dedos ou com os dentes de um garfo. Os variados recheios podem ser mais ou menos úmidos, apimentados ou não, com mais ou menos cominho ou alho, com ou sem tomate, com azeitona ou uva passa, ou, ainda sem esses complementos. Para quem preferir, há também a versão frita.

História
Especula-se que a origem da empanada remonte à antiga Pérsia, atual Irã, e que, de lá, tenha sido levada para os países árabes, onde era preparada com carne de carneiro e trigo burgol. Essa iguaria, muito similar à empanada que conhecemos hoje, era chamada de "esfiha" ou "fatayer", e chegou â Península Ibérica nos farnéis de viagem dos conquistadores mouros em 711. Os sete séculos de ocupação árabe popularizaram a iguaria em terras espanholas e os conquistadores e colonizadores espanhóis que cruzaram o Atlântico e aportaram no Novo Continente trouxeram-na para a América.

Pode ser que tenha sido assim, mas, o que podemos imaginar com certeza, é que, em algum momento perdido no tempo, buscando um alimento que fosse nutritivo, não deteriorasse muito rapidamente e pudesse ser transportado com facilidade, alguém tenha tido a idéia de abrir um pão ao meio, recheá-lo com alguma carne guisada e fechá-lo. Deu-se a isso o nome de comida "empanada", ou seja, "dentro do pão". Surgia assim, o que viria a ser chamado de sanduíche e, quando uma mente mais pragmática resolveu assar o pão já com o recheio, surgiu a empanada.


FONTE: Com informações do link http://correiogourmand.com.br/info_cultura_gastronomica_49.htm

3 comentários: