domingo, 25 de outubro de 2009

CARPACCIO CRESTADO

Para quem curte um carpaccio de carne, uma boa opção é essa variação da receita, selando rapidamente a carne na frigideira bem quente!
É uma receita leve para acompanhar uma salada nos dias quentes de verão!
Nesse dia fizemos de acompanhamento beterrabas assadas que ficam ótimas com uma salada de rúcula!!!

Ingredientes:
400 g de filé mignon (centro do filé, entre a cabeça e o rabo)
ervas finas a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
azeite de oliva

Modo de Preparo:
Temperar a carne com o sal, a pimenta do reino e as ervas finas formando uma crosta com os temperos.
Numa frigideira bem quente acrescentar azeite de oliva e selar a carne por aproximadamente 1 minuto de cada lado.
Fatiar a carne bem fininha e com a ajuda de um garfo abrir as fatias no sentido das fibras cuidando para não rasgá-las.
Acomodá-las num prato e regar com um fio de azeite de oliva.



DICA DE ACOMPANHAMENTO!

Ingredientes:
4 beterrabas médias
sal e pimenta do reino a gosto
noz moscada
azeite de oliva
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 maço de rúcula
Fatias de queijo parmesão

Modo de Preparo:
Descascar as beterrabas, cortar em cubos e colocá-las numa forma. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Acrescentar o vinagre balsâmico e o azeite. Cobrir com papel alumínio.
Levar ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até as beterrabas ficarem macias.

Montagem:
No prato organize as fatias do carpaccio, acrescente as beterrabas e por cima as fatias de parmesão.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Desayuno en Buenos Aires

Tradicional café da manhã dos porteños: cafe latte y media luna.
Muy rico!

Este desayuno foi no Aroma Cafe na calle Florida. É uma rede local com opções de lanches saudáveis, saladas, doces tradicionais e, claro, cafés.




Empanadas


Em recente viagem a Buenos Aires (Argentina), experimentei empanadas em diferentes restaurantes e cafés. A melhor, sem dúvida, é a de carne. Como não dava para trazer alguns exemplares dessa delícia, fui atrás de uma receita, que ainda será testada. Por enquanto, fiquem com algumas informações sobre o salgado e, claro, àgua na boca!

Empanada criolla

As empanadas são um prato tradicional da Argentina, do Chile e do Peru, mas é na Argentina, que a iguaria reina absoluta, podendo ser encontrada por todo o país e em muitas variações. Como entrada ou como uma opção de lanche rápido, podem ser encontrada por toda Buenos Aires. Dos bares mais simples aos restaurantes mais sofisticados de Puerto Madero e Recoleta.

O recheio tradicional é de carne bem temperada e picante, que deve ser cortada em pequenos cubos. O uso de carne moída é desaconselhado, porque seca rapidamente e requer mais gordura para o cozimento. Em geral, usa-se o contrafilé, embora possam usar outros cortes. A peça é cortada em bifes, a seguir em tiras finas e, depois, a carne é picada na ponta da faca. Os mais puristas não dispensam a grasa de pella (ou a gordura de porco), sem a qual, acreditam, é impossível fazer uma autêntica empanada argentina.

Recheio de carne

A massa, pincelada ou não com ovo, antes do ingresso no forno, pode ser mais grossa ou mais fina, mais firme ou mais macia, com menos ou mais gordura. As bordas (chamadas repulgues) podem ser torcidas para cima ou para baixo, para a direita ou esquerda ou, ainda, apenas apertadas com os dedos ou com os dentes de um garfo. Os variados recheios podem ser mais ou menos úmidos, apimentados ou não, com mais ou menos cominho ou alho, com ou sem tomate, com azeitona ou uva passa, ou, ainda sem esses complementos. Para quem preferir, há também a versão frita.

História
Especula-se que a origem da empanada remonte à antiga Pérsia, atual Irã, e que, de lá, tenha sido levada para os países árabes, onde era preparada com carne de carneiro e trigo burgol. Essa iguaria, muito similar à empanada que conhecemos hoje, era chamada de "esfiha" ou "fatayer", e chegou â Península Ibérica nos farnéis de viagem dos conquistadores mouros em 711. Os sete séculos de ocupação árabe popularizaram a iguaria em terras espanholas e os conquistadores e colonizadores espanhóis que cruzaram o Atlântico e aportaram no Novo Continente trouxeram-na para a América.

Pode ser que tenha sido assim, mas, o que podemos imaginar com certeza, é que, em algum momento perdido no tempo, buscando um alimento que fosse nutritivo, não deteriorasse muito rapidamente e pudesse ser transportado com facilidade, alguém tenha tido a idéia de abrir um pão ao meio, recheá-lo com alguma carne guisada e fechá-lo. Deu-se a isso o nome de comida "empanada", ou seja, "dentro do pão". Surgia assim, o que viria a ser chamado de sanduíche e, quando uma mente mais pragmática resolveu assar o pão já com o recheio, surgiu a empanada.


FONTE: Com informações do link http://correiogourmand.com.br/info_cultura_gastronomica_49.htm

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

BOLO DE CLARAS DA VÓ SELMA

Nossa, tô distante do nosso blog! Mas é que não tenho cozinhado muito... Então vou postar uma produção de algum tempo atrás que estava guardada para um momento como este!

Esse bolo é uma receita antiga que a minha avó-materna Selma fazia para nós quando crianças e que aproveita as claras que sobram quando usamos somente a gema do ovo numa comidinha.

Bolinho para o final de semana, acompanhado de uma xícara de chá!


Ingredientes:
1 xícara de margarina
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de maisena
1 xícara de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
6 claras (equivale a 2 xícaras de cafezinho)

Modo de Preparo:
Bater as claras em neve e reservar. Bater a margarina com o açúcar e depois acrescentar o leite. Misturar então com a farinha, o fermento e a maisena e depois as claras em neve.
Levar ao forno pré-aquecido em forma untada e enfarinhada por aproximadamente 30 minutos.

Sugestão: pode-se acrescentar 3 colheres de sopa de achocolatado em pó em parte da massa.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bolo fácil de maçã

Esta receita é para quem tem preguiça ou para quando chegar uma visita de surpresa. Basta misturar todos os ingredientes e assar. É super rápida de preparar.

Ingredientes:
2 maçãs
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de açúcar (pode usar açúcar mascavo que fica ainda melhor)
2 colheres de chá de canela em pó (se for usar o açúcar mascavo, diminua pela metade a quantidae de canela)
1 colher de chá de fermento em pó
1 ovo batido
2 colheres de sopa de manteiga derretida

Modo de preparo:
Descasque as maçãs e corte em tiras. Junte os outros ingredientes.
Unte uma forma pequena e coloque a massa. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 25 minutos. Espere esfriar para desenformar.



DICA: Pode ser servido com sorvete de creme.